Um polo minerador pode ser fonte de riqueza e de pobreza. Muito se tem visto quanto à extração de carvão, neste caso carvão mineral, os maus cuidados quanto ao refugo, o descaso com a saúde humana, mas, para uma criança, o que fica são as boas lembranças e é a isto que me reporto no trabalho Conto dos Mineiros de 2006. O relato, que transcrevo a seguir, foi impresso em cor ocre e colado em placas de dmf, nas dimensões 17 x 13cm, sendo efetuado, depois, desenho e pintura. Eis o texto:
Um dia aconteceu algo inusitado. Alguns amigos meus estavam brincando num morro próximo a nossa casa quando ele desabou. Por sorte era por volta do meio dia e os mineiros estavam voltando para casa e correram ajudar a socorrê-los. Foram horas de angústia, pois a mãe deles estava perto e ficava berrando e chorando. Eles não sabiam se a atendiam ou se cavavam para desenterrar os garotos. Os vizinhos todos acudiram também e, após horas intermináveis, eles foram sendo resgatados. Todos com vida, mas, um sem um dedo do pé, outro com uma perna quebrada, outro com perna e braço quebrados, e assim vai. Foi uma grande experiência. Mas algo que ficou na mente de todos foi: ‘sorte que os mineiros estavam por perto senão os garotos não seriam resgatados com vida’.
